quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Café da Manhã



A primeira refeição é muito importante, pois ficamos cerca de 8 a 12 horas sem nos alimentar, enquanto dormimos.   O café da manhã tem uma importância especial, pois é ele que nos dá energia para encarar o dia. Apesar disto, ainda tem que sai de casa sem fazê-lo, a “justificativa” é a falta de tempo.
Durante o sono ou repouso, o organismo é sustentado através das reservas de nutrientes disponíveis. Ao acordar, é necessário repor estas reservas para que o corpo possa realizar as atividades normalmente. Se a pessoa não faz essa primeira refeição corretamente, o organismo procura compensar essa falta nas outras refeições como almoço e jantar, gerando um aumento de apetite, sendo assim ingerindo uma maior quantidade de alimentos. Aumentando assim, a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
A falta da primeira refeição para crianças e adolescentes, pode intervir no aprendizado, pois a hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) diminui a capacidade de concentração, sendo assim causando problemas de memorização.
Um café da manhã balanceado tem que fornecer uma quantidade significativa de calorias e de outros nutrientes à dieta diária de uma pessoa fisicamente ativa.
Geléias e pães: eles são importantes para a reposição das energias que perdemos enquanto dormimos, são os carboidratos. Prefira os pães integrais, bolachas e cereais matinais, bolos e mel.
 Leite e seus derivados: dão proteínas e cálcio, auxiliam na saúde da estrutura óssea, podem ser achados também nos iogurtes, ovos e frios.
Sucos e frutas: pertencem ao grupo de vitaminas e minerais fundamentais ao corpo.
 Margarina, requeijão e manteiga: pertence ao grupo das gorduras, existente também no leite integral e queijo.
Fibras: as fibras são essenciais para o perfeito funcionamento do nosso intestino quando consumidas logo pela manhã proporciona sensação de saciedade por mais tempo.


Sirley Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário